segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Educação Indígena

Educação é um direito de todos. Os indígenas assim como todos os cidadãos, precisam de um ensino de qualidade e suporte para acesso e permanência aos estudos.
O processo de ensino-aprendizagem nas aldeias se dá de forma diferente. Os professores que atuam nessa área precisam se adaptar a realidade local e ao mesmo tempo serem aceitos pelos indígenas. Tendo em vista que atualmente o ministério da educação propicia assistência técnico-financeira aos sistemas de ensino para oferta de programas de formação de professores indígenas e elaboração de materiais didáticos especifico para a educação escolar dos alunos. Mesmo assim ainda é perceptível que os povos da aldeia sofrem por falta de recursos e profissionais qualificados.
Atualmente nas universidades há um sistema de cotas para indígenas, isso facilita o egresso dos mesmos para uma formação profissional. Muitos se formam e vão trabalhar nas aldeias como educadores. Esse processo é muito importante, pois nada melhor do que eles para ensinar o seu povo, afinal já conhecem todo o contexto do lugar onde estão inseridos.
Ensinar não é tarefa fácil, acredita-se que seja um desafio constante e é justamente por esse motivo que a educação escolar indígena precisa ser tratada de forma especial, respeitando a particularidade e a individualidade de cada um que forma aquele povo que tanto merece ser respeitado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário